Estão disponíveis os resultados dos grupos de trabalho temáticos do Encontro Pró-Capoeira da região Nordeste, que ocorreu em Recife, de 8 a 10 de setembro deste ano. A sistematização das discussões realizadas na capital pernambucana pode ser consultada por meio dos links indicados abaixo.
A iniciativa organizada pelo Grupo de Trabalho Pró-Capoeira tem como objetivo a sistematização de demandas e de propostas de ações para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. Para cumprir essa finalidade, os encontros mobilizam pessoas e instituições representativas do universo da capoeira.
O Grupo de Trabalho Pró-Capoeira é coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -- Iphan. É formado por representantes da Fundação Palmares e das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural e de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.
A série de Encontros Pró-Capoeira conta com mais duas etapas regionais, a do Sudeste e Sul no Rio de Janeiro (27 a 29 de outubro) e a do Centro Oeste e Norte em Brasília (3 a 5 de novembro). Em breve, serão divulgados os resultados colhidos nessas cidades.
Bem Cultural Imaterial do Brasil
A Roda de Capoeira foi registrada pelo Iphan no livro das Formas de Expressão em 2008. Profundamente ritualizada, congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo.
No mesmo ano, o Ofício dos Mestres foi registrado no Livro dos Saberes. Esse ofício é exercido pelos detentores dos conhecimentos tradicionais desta manifestação, responsáveis pela transmissão oral das suas práticas, rituais e herança cultural.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
61 2024-6194 | 61 2024-6187 | 61 9972-0050
Nenhum comentário:
Postar um comentário